Estilos de Karate
Em 1371, Okinawa iniciou um intenso comércio com a China, Coréia, Tailândia, Java, Filipinas, Indonésia, Sumatra e Malásia o que motivou a desenvolver outra forma de luta procedente da China semelhante ao ‘TE’. Esta luta ensinava o praticante a enfrentar sem armas o seu adversário. Com a presença da luta chinesa em Okinawa, aperfeiçoou-se uma nova luta, o Karate-do. Por duas vezes houve proibição do uso de armas em Okinawa.
Nessa época, Okinawa estava dividida em três estados: Nanzan (sul), Chuzan (centro) e Hokuzan (norte). Em 1472 o rei de Chuzan, Shosashi, conquistou toda a Okinawa após muitos conflitos e pela primeira vez ocorreu a proibição do uso de armas. Quando o governador do estado de Satsuma, Kagoshima atacou e dominou Okinawa em 1670, ordenou-se novamente a proibição do uso de armas. Assim o Karate-do assumiu maior valor. Aqueles que não apoiavam o uso de armas aperfeiçoaram e usaram o Karate-do como meio de enfrentar os adversários que vinham armados.
A arte do karate era praticada secretamente e, passado de pai para filho, não existiam diferentes estilos de karate, faixas ou graduações como atualmente. As diferenças entre os estilos são baseados nos locais de origem. O karate-Do se desenvolveu em três locais diferentes de Okinawa: Haviam três principais núcleos de Te (mãos), estes núcleos eram as cidades de Shuri, Tomari e Naha.
Conseqüentemente os três estilos básicos antes de receberem os nomes acima mencionados tornaram-se conhecidos como: A capital Shuri, surgiu o Shuri-te (mão do su ) sistema de luta que valorizava a velocidade. A cidade portuária de Tomari, surgiu o Tomari-te (mão do centro) sistema de luta que na verdade era uma fusão dos estilos de Shuri e Naha. A cidade comercial de Naha, surgiu o Naha-te (mão do norte) sistema de luta que dava ênfase a força, deu origem ao estilo Goju-Ryu de Karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos, Shotokan, Shito-Ryu e Wado-Ryu.
O estilo de Karate Shotokan é caracterizado por posturas que dão estabilidade e força aos movimentos. No outro extremo temos o Wado-ryu que dá preferência a movimentos rápidos e subtis (conhecidos como tai sabaki) que permitem ao praticante esquivar-se de ataques e promover rápidos contra-ataques. O estilo Wado-ryu foi introduzido no ocidente por Tatsuo Suzuki. O estilo Shito-Ryu é basicamente o resultado da combinação das características do estilo duro-linear do SHURI-TE de Yasutsune “Anko” Itosu com estilo mais suave-circular do NAHA-TE de Kanryo Higashionna.
No karate moderno existe um número muito grande de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são: Shotokan-ryu, Goju-ryu, Wado-ryu (caminho da paz) e Shito-ryu. Todos eles criados na primeira metade do século XX. O Kyokushin (verdade final) é outro estilo muito popular, apesar de mais recente. Além desses, existem: Shaolin, Shobayashi, Matsubayashi-ryu, Kobayashi-ryu, Matsumura Seito e Matsumura Motobu. Destes originaram-se estilos como o Chito-ryu, Shorinji-ryu (Kempo), Shorei-ryu. Outros estilos importantes incluem o Seido, Uechi-ryu, Shudokan, Shukokai, Isshin-ryu e Shindo jinen-ryu. Alguns mestres do Karate criaram estilos que são a combinação de vários estilos, um exemplo seria o JIKC (Japanese International Karate Center).
Assim, é possível relacionar a seguinte lista de estilos:
- Chito-ryu
- Goju-ryu
- Isshin-ryu
- Kenyu-ryu
- Kobayashi-ryu
- Kyokushin (verdade final)
- Kyokushinkai
- Matsubayashi-ryu
- Matsumura Seito
- Matsumura Motubu
- Seido
- Shorin-ryu
- Shindo jinen-ryu
- Shito-ryu
- Shobayashi
- Shorei-ryu
- Shotokan
- Shotokai
- Shorinji-ryu (Kempo)
- Shudokan
- Shukokai (uma via para todos)
- Ueshi-ryu
- Wado-ryu (caminho da paz)
No Japão moderno existem duas correntes principais de Karate : os estilos de Karate tradicional como o Shotokan, Goju-ryu, Wado-ryu e Shito-Ryu, assim chamados porque foram os primeiros, todos fundados antes da II Guerra Mundial, e os estilos de Karate Full Contact como o Kyokushin-kaikan fundado por Masutatsu Oyama. O Karate Full Contact é assim denominado porque neste estilo é enfatizado a quantidade de danos causados ao oponente ao invés da qualidade da técnicas demonstradas. A maioria dos estilos de Karate Full Contact tem a sua origem no estilo Kyokushin.