By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.
Associação Recife Karate Clube

O Karate no Brasil

O Karate foi introduzido no Brasil através da colônia japonesa nas cidades de Binguá, Pedro de Toledo, Bastos, Maria e Graça, no litoral de São paulo, pôr ocasião das imigrações. Oficialmente, sabe-se que, em 1955, o professor Harada, 5° Dan, da Universidade de Waseda, foi o primeiro a estabelecer uma academia de Karate Shotokan no Brasil, na R. Quintino Bocaiúva, 255, em São Paulo. Após o pioneirismo de Harada, outros mestres do Karate fundaram outras academias. 

A pattir daí surgiram várias academias e escolas de karate no Brasil, normalmente ligadas aos imigrantes japoneses que vieram para o nossa terra, mas também com os primeiros estufdantes formados por estes mestres pioneiros. Yasutaka Tanaka fundou a Kobukan, no Rio com seu aluno Lirton dos Reis Monassa (também professor no Rio de Janeiro), Sadamu Iriu fundou a Shidokan, com Duncan (professor no Rio), Fernando, Maurício e Raimundo Bastos (professor no Rio). Já na capital federal, Brasília, o professor Tetsuma Higashima trabalhou para a expansão do Karate, da mesma forma que Eisuki Oishi, na Bahia.

Os primeiros faixas pretas Shotokan do Brasil foram: Milton Osaka, Inoki, Benedito N. A. Santos, Lirton dos Reis Monassa, Fernando Pessoa, Maurício, Yasuiuki Sasaki, Ailton M. Menezes, Oswaldo Duncan, Raimundo Bastos, Márcio Bevenutti, Claudio Trigo, William Felippe, Júlio Alay e Dinor. Posteriormente vieram do Japão: Takeushi (RJ), Taketo Okuda (SP), Oishi e Yoshizo Machida (BA). 

A medida que o karate ganhava popularidade, foram organizados os primeiros campeonatos e eventos de demonstração. O 1º Campeonato Brasileiro de Karate foi realizado na cidade do Rio de Janeiro no Ginásio de Esportes do Botafogo Futebol e Regatas. Esta foi a primeira competição oficial de karate no Brasil, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro de 1969 e teve a participação dos seguintes estados: São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro. 

Personagens como Dorival e Denilson Caribé, Claudio Trigo, Lirton Monassa, Márcio Benvenutte, Paulo Góes, Fernando Soares, Antonio Fraga, Alfio Ferrari, Roberto Ferreira, Joel Souza, Luiz Tasuke Watanabe, Toshio Nagai, Djair Daniel, Mario Cervone, Sebastião Nazaré, Ivo Rangel, Ivan alma e Milton Mucarzel, foram os primeiros campeões nesta competição. Estes atletas, fazem parte da história do karate brasileiro. A entidade dirigente da modalidade na época era a Confederação Brasileira de Pugilismo, através do seu Departamento de Karate. 

Com uma rica história e a dedicação de seus praticantes, apesar das dificultades durante este processo de desenvolvimento, o karate continua em evolução e consolidação, sendo hoje o Brasil reconhecido como um dos expoentes desta prática tanto no sentido marcial, como esportivo.