Apresentação
A Associação Recife Karatê Clube (ARKC), foi fundada em 1998 por um grupo de praticantes de Karatê Shotokan, que eram remanescentes de algumas entidades do estado de Pernambuco com o intuito de agregar os karatecas que se dedicavam ao chamado karatê budô.
Embora tivessem esta preocupação, participavam de eventos esportivos dentro e fora do estado, tendo destaque em várias competições. Alguns atletas conseguiram notoriedade como Antônio Júnior (várias vezes campeão pernambucano), Luis Josenildo Lessa Pesão (campeão brasileiro 1998), Rômulo Carlos Calle Sasha (campeão brasileiro em 1999) e Paulo Henrique (várias vezes campeão pernambucano).
Nestes mais de vinte anos de existência, a ARKC teve experiências com o Karate Poit, com a S.K.I.F., com a Interestilos e mais recentemente com a I.S.K.F. Atualmente a ARKC é filiada nacional e internacionalmente à ISKF (International Shotokan Karate Federation).
Durante algum tempo os integrantes decidiram não participar de competições e se dedicaram mais intensamente ao estudo do Karatê Shotokan, o que fez com que o grupo estivesse fechado e apenas recebia convidados ou alunos indicados por integrantes.
Recentemente, foi decidido que seria importante uma mudança, buscando intercâmbios e fazendo novas amizades. Aliado a este pensamento, vieram novas idéias de participar de cursos e seminários com mestres que notadamente pudessem contribuir para a formação dos integrantes do grupo.
Isto fez com que novos alunos viessem para a associação, além de muitos que no passado participaram da sua formação e desenvolvimento. Vieram também karatecas experientes com bom nível técnico e que simplesmente não viam no cenário de Pernambuco uma proposta com a nossa. Apesar de nosso principal estilo ser o Shotokan, temos tido experiências enriquecedoras e sempre bem-vindas com outros estilos de Karatê.
Serão sempre bem-vindos aqueles que pretenderem aprender e compartilhar a experiência de uma arte marcial com raízes fortes no BUDÔ, que tenham mentes abertas e estejam dispostos a treinar com um pessoal que leva a sério o Karatê, pois fazemos do Karatê uma ferramenta de desenvolvimento espiritual, intelectual e inclusão social.
Este é o nosso propósito, nada nos resta fazer, além de pensar.